Foi inaugurada na última quinta-feira, 10, a nova pintura do muro da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba (SP). A ação artística colaborativa contou com a participação de 600 pessoas, entre alunos, professores, organizadores, apoiadores e a comunidade do entorno, com idades entre 1 e 90 anos, que deixaram suas mãos no local. Idealizado pela agência de marketing Neurônio Adicional e pelo artista Camilo Riani, o projeto, intitulado MuroArte, conta com financiamento da Rezecon Contabilidade e da FV Construtora, além de apoio do Café Morro Grande, Duo Imóveis, Farmácia Biotipo, CCC Piazza Tintaria, Peixoto Advogados e Studio Monumental. A iniciativa foi apoiada, ainda, pela Diretoria de Ensino de Piracicaba e pela direção da escola.
O MuroArte, que ofereceu vivências artísticas aos alunos da escola, ministradas por Riani, surgiu da ideia de oferecer uma ação educativa voltada a crianças e adolescentes, de forma a criar vínculos afetivos entre os participantes com metodologia da ArtExperiência.
“A ArtExperiência possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. A cidade também ganha com esta arte, pois é algo que poderá ser visto, ainda, pela comunidade externa, potencializando-a ainda mais”, afirma Mateus Piffer Junior, diretor executivo da Neurônio Adicional.
O projeto foi iniciado em agosto, com a reforma do muro principal da escola. Em setembro, ocorreu a estruturação do espaço para pintura com os alunos, em que foi utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Riani. Por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formaram uma grande imagem.
“É como se tivéssemos um pequeno grão, a mão de cada aluno. E junto a esse grão, há outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos, que formam uma cena única, como a que vemos no local”, explica Riani.
Os idealizadores buscam, agora, levar a iniciativa a outras instituições. “O intuito é incentivar outras escolas a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir com a preservação do patrimônio, o senso de pertencimento e o crescimento turístico e cultural de Piracicaba”, completa Piffer Junior.
EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL
Os alunos ressaltaram a iniciativa. “Eu acho fantástico, é um projeto que marca a história da escola. O fato de trabalhar com arte me agrada muito”, disse Beatriz Ribeiro, de 14 anos, aluna do 9º ano. “Essas artes são muito interessantes, uma coisa magnífica”, contou Rafaela Pires, também de 14 anos e aluna do 9º ano.
“É importante para a imagem da nossa escola e vai dar um aspecto melhor, mais vivo, pra valorizar mais a nossa praça, inclusive”, comemorou José Claudio, 13, estudante do 8º ano. “Achei o projeto bem legal, porque envolveu os alunos n uma experiência nova. A gente deixa nossa marca também”, disse João Tomaz de Mello, 14, 9º ano.
Foi uma inesquecível proposta pedagógica, sociocultural, uma ideia de preservar a cidade, a escola, se integrar e fazer arte, o que é muito positivo”, afirmou a diretora da escola, Cristina Negro Silva.
“Nós temos agora uma obra de arte para mostrar para a cidade, que é nossa, que temos orgulho de ver cada vez mais bonita e que respira arte, por conta de artistas, como esses alunos. É com eles que nós vamos fazer uma sociedade melhor”, afirmou o Diretor Regional de Ensino, Fabio Negreiros.
Fonte: PIRACICABA HOJE
Fotos: Rafael Bitencourt